Nameko

Pholiota nameko

O nameko é alaranjado e tem uma textura macia e úmida com uma camada externa gelatinosa. É muito usado pelos japoneses no preparo de missoshiru (sopa temperada com pasta de soja fermentada) e ajuda a engrossar caldos naturalmente. O sabor suave do cogumelo com notas acastanhadas também pode ser ressaltado em preparações salteadas, cativando muitos paladares, inclusive daqueles que desconhecem os cogumelos.
É riquíssimo em nutrientes, sais minerais e vitaminas. Sendo assim, é excelente para ser acrescentado em qualquer dieta. Apesar do seu aspecto, a camada gelatinosa desaparece depois de preparado para consumo.



tabela nutricional Nameko
PORÇÃO: 50 g (1/4 da bandeja de 200 g)
QUANTIDADE POR PORÇÃO % VD*
Valor Energético 5,8 kcal / 24 kJ 0,3
Carboidratos 1,9 g 0,5
Proteínas 1,2 g 2
Gorduras Totais 0 g 0
Gorduras Saturadas 0 g 0
Gorduras trans Zero **
Fibra alimentar 3,1 g 12
Sódio 5 mg 0,2
* Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kCal ou 8.400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. ** VD não estabelecido.

Dicas Importantes

Sempre mantenha sobre refrigeração (1ºC a 5ºC);
Não lave. Basta limpá-los com um pano úmido (Exceto o champignon, cujo cultivo é diferente dos demais);
Não deixe de molho.

Sim, eles podem ser consumidos crus;
Frescos: têm consistência firme;
Estragados: apresentam mau cheiro e começam a ficar melados (Na variedade Nameko não confundir com camada externa gelatinosa que lhe é própria e desaparece depois de preparado para consumo);
Validade: o ideal é consumir em até 9 dias. Quando bem conservados, podem durar por mais de duas semanas.

CHAMPIGNON FRESCO (In natura)

SHIMEJI PRETO