Shimeji Preto

Pleurotus ostreatus

O shimeji preto é um dos cogumelos mais difundidos no mundo. De aparência delicada, ele cresce em pencas e possui um sabor muito agradável.
Possui valores nutricionais bastante elevados, e é uma excelente opção para aqueles que estão de dieta, pois tem poucas calorias e nenhuma gordura. O shimeji é muito apreciado na culinária oriental, onde é ingrediente de muitos pratos tradicionais.
Por ser delicado e necessitar de pouco tempo de cozimento são, na maior parte das vezes, utilizados em molhos leves e cremosos, risotos e omeletes. Mas nada impede que seja preparado de outras formas, muito pelo contrário, em função do seu sabor inigualável, são perfeitos para serem servidos como guarnições, acompanham perfeitamente pratos compostos por carnes, legumes, saladas. E ainda na gastronomia nacional vão bem em pizzas, tapiocas, além das temakis e tacos.


Benefícios

As propriedades medicinais do Shimeji são conhecidas na Ásia, Europa Central, América do Sul, estudos mostram que o gênero possui a capacidade de modular o sistema imunológico, possui atividade hipoglicêmica e antitrombótica, diminui a pressão arterial e colesterol sanguíneo, e possui ação antitumoral, antinflamatória e antimicrobiana.

O melhor e mais conhecido agente farmacológico redutor de colesterol é a lovastatina. Estudos apontam que espécies de Pleurotus são, entre os basidiomicetos, as de maior potencial produtor de lovastatina. Entre as espécies produtoras, o Pleurotus ostreatus (shimeji preto), é o maior produtor, sendo a lovastatina, encontrada em seus corpos frutíferos nas diferentes fases do seu desenvolvimento.

Muitos cientistas, verificaram a redução de colesterol em ratos a partir de uma dieta com corpos frutíferos de Pleurotus ostreatus (shimeji preto ) em pó. Segundo pesquisas do professor Hirokazu Kawano (Revista Tokusan Jyohô, vol. XI, 15 de Novembro de 2001), o shimeji é importantíssimo como dieta alimentar e prevenção do câncer.


tabela nutricional SHIMEJI PRETO
PORÇÃO: 100 g (1/2 da bandeja de 200 g)
QUANTIDADE POR PORÇÃO % VD*
Valor Energético 35 kcal / 147 kJ 1,8
Carboidratos 2 g 0,7
Proteínas 5 g 6
Gorduras Totais 0 g 0
Gorduras Saturadas 0 g 0
Gorduras trans Zero **
Fibra alimentar 2,89 g 11
Sódio 2,37 mg 0,5
* Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kCal ou 8.400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. ** VD não estabelecido.

Dicas Importantes

Sempre mantenha sobre refrigeração (1ºC a 5ºC);
Não lave. Basta limpá-los com um pano úmido (Exceto o champignon, cujo cultivo é diferente dos demais);
Não deixe de molho.

Sim, eles podem ser consumidos crus;
Frescos: têm consistência firme;
Estragados: apresentam mau cheiro e começam a ficar melados (Na variedade Nameko não confundir com camada externa gelatinosa que lhe é própria e desaparece depois de preparado para consumo);
Validade: o ideal é consumir em até 9 dias. Quando bem conservados, podem durar por mais de duas semanas.