shimeji-preto--nayumi-cogumelos

Por Daniel Gomes*

O Shimeji está em franca expansão e é o terceiro em consumo no Brasil. Quando tem coloração castanha clara ou acinzentada é chamado de Shimeji negro, possuindo sabor delicado com textura aveludada, porém firme. É um bom acompanhamento de carnes de aves, suínas e frutos do mar. Também possui níveis nutricionais elevados e baixo índice de calorias, o que o torna ideal para dietas.

Recomendações gerais
Os cogumelos são delicados e, portanto, é importante evitar danos mecânicos em seu manuseio, especialmente impactos e abrasões que comprometem muito sua qualidade. Eles devem ser estocados em temperaturas de 0 a 5ºC, se possível acondicionados em embalagens onde possam respirar e manter sua qualidade por períodos de aproximadamente uma semana. Uma boa sugestão para seu acondicionamento em refrigerador doméstico são os sacos de papel pardo.

Lave os cogumelos frescos somente antes de utilizá-los, pois caso contrário eles escurecerão, ficarão melados e se estragarão.

Como é de conhecimento amplo, nem todo cogumelo é comestível e, por isso, não se deve coletá-los na natureza sem nenhum critério, pois existem algumas espécies extremamente tóxicas e outras até mortais. O consumo de cogumelos tóxicos pode causar desde um leve mal estar a graves intoxicações, alucinações, sequelas no aparelho digestivo e no sistema nervoso central.

*Fonte:
Eng. Agr., Dr., PqC do Polo Regional Leste Paulista/APTA
www.aptaregional.sp.gov.br
Pesquisa & Tecnologia, vol. 10, n. 2, Jul-Dez 2013

AUTHOR: nayumi
Sem comentários

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.